Jogo japonês de aventura surrealista desenvolvido por Kikiyama. O jogo foi criado usando RPG Maker 2003, mas tem poucos elementos RPG. Os jogadores exploram os sonhos de um personagem de hikikomori chamado Madotsuki. Viajando através de seus sonhos, o jogador encontra cenas de horror surrealistas, como ser engolido por uma grande criatura de esgoto vermelho, encontrando um personagem principal desencarnado conhecido por fãs como Uboa e uma imagem em rotação completa de uma menina com cinco braços. A versão inicial do jogo foi lançada em 26 de junho de 2004, com atualizações subseqüentes ao longo do tempo, a última ocorrendo em 2007.
História
Neste jogo você controla uma garotinha chamada Madotsuki. Uma hikikomori, uma pessoa que é extremamente anti-social por alguma razão e resume seu mundo ao seu quarto ou casa raramente saindo dele. O jogo começa com a personagem localizada em seu quarto. Há uma porta, um vídeo-game (onde você joga um minijogo com uma música prá lá de depressiva), uma porta que leva Madotsuki para a varanda do prédio onde vive, uma mesa onde está depositado o famigerado Diário dos Sonhos (e é o único lugar onde você pode salvar seu jogo), e por fim a cama. E é na cama onde você passará a maior parte do tempo, vivendo os sonhos de Madotsuki.
O objetivo de Yume Nikki é viajar nos sonhos de Mado-chan buscando os chamados "Elementos" e muitos deles estão bem escondidos pelos vários sonhos da garota e existem alguns elementos que você só poderá alcançar se usar um outro elemento.
Não há uma ordem definida a seguir, você tem total liberdade para andar por onde quiser neste jogo na busca por tais elementos. E uma característica marcante em Yume Nikki é que você não morre. Não há realmente inimigos no jogo apenas uns personagens que, ao encostar em Madotsuki, transportam a garota para uma área em que não tem como sair a não ser acordando ou se teletransportando ao adquirir um certo elemento. Os mapas dos vários sub-mundos do plano dos sonhos de madostuki também não são lineares. Existem várias passagens sem volta, passagens que levam Madostuki para outros lugares caso você decide voltar de onde entrou e até portas que levam Madostuki para outros sub-mundos. Durante essas viagens, você irá encontrar os mais estranhos personagens que variam desde as narigudas que teleportam Madotsuki para um lugar confinado, um alienígena que usa uma roupa colant (e que me faz pensar por que não fizeram uma animação dele dançando Single Ladies), uma garota de 5 braços e finalmente, O Rosto (embora você pode penar um bocado se REALMENTE quer ver ele e a imagem dele é tão perturbadora quanto Gigyas).
Graficamente falando, Yume Nikki é razoável. Muitos dos gráficos são simples, nada de muito chamativo, e existem outros que são monocromáticos até tudo isso para construir o plano dos sonhos de Madotsuki. Já quanto as músicas, elas são curtíssimas, aliás nem diria que são realmente músicas na minha opinião e sim sons ambientes. Alguns são agradáveis de ouvir outros são irritantes e uns poucos são simplesmente perturbadores.
Não existem diálogos no jogo também. Muitos dos eventos em que você presenciará em Yume Nikki ficará a seu critério para interpretar que tipo de vida Madotsuki tinha antes de se tornar uma hikikomori entre outras coisas. Geralmente um jogador de Yume Nikki começa a visitar grupos e forums justamente para compartilhar suas opiniões dos sonhos e personagens que Madotsuki encontra no caminho assim como a interpretação do final do jogo.
Yume Nikki pode ser classificado um jogo em que Silent Hill e Earhtbound (Mother) se misturam. Se você gosta de jogos bizarros, gosta de interpretar os sonhos de outras pessoas, se você tem paciência e senso de exporação, Yume Nikki pode ser uma boa alternativa para você jogar.
Provavelmente por uma vez só. Já que o valor replay do jogo é quase zero. Afinal quando completar o jogo pela primeira vez, você já sabe por onde procurar pelos elementos.
Dicas:
- Para interagir com algo, aperte 'z' ou 'enter'.
- Para fechar o mini-game NASU, mantenha ESC pressionado.
- Para salvar o jogo, use o diário na escrivaninha.
- Ao dormir, você ganha acesso aos sonhos da Madotsuki, a partir da sala Nexus, que fica além da porta do quarto dela, e contem 12 portas. Cada uma destas portas manda você a um cenário diferente, chamados mundos, que se interligam com outros.
- Para pegar um efeito, use 'z' ou 'enter'. Para equipá-lo, use 'ESC' e selecione o efeito desejado. Para usar o efeito, use '1'.
- Para acordar de um sonho, pressione '9'.
- O objetivo é juntar todos os 25 efeitos em sonhos, que te ajudam a explorar e descobrir segredos mais profundos.
- O primeiro efeito que você deve procurar pra começar é a bicicleta. No sentido horário é a porta número 6 (Grafitti World).
- Para deixar um efeito na forma de ovo basta apertar 5.
- Ao juntar os 24 efeitos você deve deixa-los na forma de ovos na sala onde tem as portas para os mundos e acordar, haverá uma novidade na varanda.
Guia Jogo
Nome: Kalimba
Onde achar: TV do quarto dos sonhos.
Efeitos: Nenhum
Descrição: Veja por si mesmo.
Nome: Trip to Mars
Onde achar: Qualquer cama dos sonhos.
Efeitos: Umbrella/Yuki Onna e Midget
Descrição: Enquanto estiver dormindo, você pode tentar dormir denovo em alguma cama, pode ser a sua própria ou outras por ai. Se o evento rolar, você deve descer as escadas, passar reto (deixe o elevador de lado), e bem, descubra sozinho. Quando chegar na espaçonave, não mate o NPC, ele não vai te fazer nada mesmo (só se você quiser), vá e deite na cama. A tela vai escurecer completamente. Se escurecer parcialmente, volte para a primeira sala da espaçonave e tente denovo até conseguir. Saia da cama e bem, curta sua viagem ao interior de marte.
Ao chegar em Marte, você pode interagir com o Alien no buraco acertando-o com a faca. Ele muda de cor e faz barulho. Além disso, spameando Cat na tela onde tem o buraco, vários mini-aliens podem aparecer no fundo. O número de mini-aliens é aleatório e pode ser 0 (entre no buraco / mude de tela pra trocar o número).
Nome: Kyukyu-kun e FACE
Onde achar: Numbers World.
Efeitos: Knife
Descrição: No Numbers World, à sudeste, existe uma parede, com um zipperface. Se ele parecer triste, esfaquei-o, entre, e siga em frente.
Nome: Uboa
Onde achar: Quarto da Poniko, em algum lugar do Snow World.
Efeitos: Nenhum.
Descrição: Ela vai te ignorar de todos os modos, exceto se você começar a brincar com o interruptor do quarto dela. Entre, mecha no interruptor, saia, até conseguir. Enjoe sua visita ao sea of cum. Não tem como escapar de lá sem acordar.
Nome: Monochrome Girls
Onde achar: No Block World, tem uma menina de gorro e cachecol. Ao falar com ela, ela vai te teleportar pra um lugar aleatório. Se você usar o efeito do Hat and Scarf antes de falar com ela pra voltar e tentar denovo, ela não te manda pra um lugar aleatório na volta também, e fica mais fácil de achar o portal pro Monochrome World.
Efeitos: Stoplight e Knife
Descrição: Em algum lugar lá, tem uma estrada com uma caverna e uma menina dentro. Use a stoplight e fale com ela. Em outra caverna por ai, existe um monstro, apelidado carinhosamente de Picasso, você deve matá-lo com a Knife e entrar em um dos lados da caverna. Os dois lados tem coisas interessantes. Em um dos lados tem uma menina, em outro, tem coisas.
Nome: Balão Bisonho (Apelido carinhoso, nada no jogo tem nome além da Madotsuki)
Onde achar: Monochrome World
Efeitos: Nenhum
Descrição: Se você estiver no mapa, tem a chance dele aparecer. É só esperar um pouco, se tiver saco. Ele só voa por ai.
Nome: Voar
Onde achar: Grafitti World > Loja de departamentos > Terraço que tem o gatinho.
Efeitos: Witch
Descrição: Equipe o efeito Witch, e pule do terraço.
Nome: Madotsuki em um armario
Onde achar: Numbers World > Lamp World
Efeitos: Severed Head
Descrição: Procure um poste que tem metade da altura dos outros (não o NPC do Lamp Effect). Olhe o Closet, de prefência usando o efeito Severed Head.
Nome: Fantasma da Matsudoki
Onde achar: Numbers World > Beds Room.
Efeitos: Nenhum.
Descrição: Entre no terceiro closet. Ela não vai fazer nada além de olhar pra você, e se você prestar atenção no mapa, vai ver que nele diz alguma coisa.Use o efeito Cat para fazer o fantasma reagir.
Nome: Picnic
Onde achar: Vine Jungle (Wilderness).
Efeitos: Nenhum.
Descrição: Siga a música. Você não foi convidado, nem será.
Nome: Aztec Rave Monkey
Onde achar: Vine Jungle (Wilderness).
Efeitos: Nenhum
Descrição: Uma caixa.
Nome: Buldogue mutante bizarro
Onde achar: Caminho para o efeito "Stoplight"
Descrição: Na tela do efeito stoplight, na parte superior da tela tem um buraco, às vezes esse buraco terá um tentáculo vermelho. Se tiver você pode escalar pelo tentáulo e chegar numa área com um cachorro gigante branco. No meio do caminho às vezes também aparece uma cabeça vermelha gigante, e o olho na tela do cachorro pode estar branco ou vermelho também dependendo do RNG
Nome: Super Madotsuki Trick
Descrição: Super velocidade
Ficha Técnica;
Autor: Kikiyama
Idioma:Português
Plataforma:RPG Maker 2003
Não precisa do RTP 2003
Mediafire: Yume Nikki Dream Diary - Yume Nikki PT-BR
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